Disponível para desenvolvimento "In Company"
Objetivos
- Discutir aspectos conceituais, metodológicos e mercadológicos relacionados à prática do empreendedorismo;
- Ampliar a percepção dos participantes sobre a realidade empresarial, aportando conhecimentos, métodos, técnicas e ferramentas eficazes para a prática do empreendedorismo;
- Sensibilizar os participantes para a necessidade de melhorar continuamente suas competências profissionais, em especial as de gestão, negociação e venda de ideias;
- Apresentar um roteiro para o processo de empreendedorismo, da concepção à venda da ideia a possíveis investidores.
Público-alvo
- Empresários, executivos e profissionais liberais em atividade;
- Profissionais com larga experiência profissional que pretendem empreender com seu próprio negócio;
- Estudantes que desejam iniciar sua carreira profissional como empreendedores.
MetodologiaSerá utilizada uma metodologia andragógica para o ensino eficaz de adultos, focada na apresentação do processo de empreendedorismo e suas etapas, valorizando a experiência prática, por meio de exposições dialogadas, debates, discussões, estudos de casos e exercícios individuais e em grupos.
PROGRAMA DO CURSOCriatividade e Inovação
- A Era do Conhecimento e as tendências da Nova Economia;
- Mundo wiki;
- Conceito de inovação;
- Invenção x Inovação;
- Características, tipologias, tipos e lógicas de inovação;
- Custos e riscos da inovação;
- Inovação Fechada x Inovação Aberta;
- Estudo de caso do Cirque du Soleil.
Conceitos Básicos e Contextualização
- Conceito de empreendedorismo;
- Tipos de empreendedorismo;
- Ambiente favorável ao empreendedorismo;
- Tipos de empreendedores.
Roteiro do Empreendedorismo
- Ideias x Oportunidades;
- Geração de ideias;
- Estudo preliminar de viabilidade;
- Pré-projeto;
- Venda da ideia de empreendedorismo para investidores;
- Workshop.