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Qual a sua Estratégia – Criar Valor ou Competir por Preços?

 

Definir a estratégia de sua empresa não deve ser um processo complicado, mas precisa ser pensado para criar valor para o seu negócio, que geralmente não se trata de competir por preços.

Pesquisas indicam que 65% dos consumidores, em média, compram valor, traduzidos em benefícios que levam à satisfação, conforto e outros atributos que podem ser agregados a qualquer tipo de produto ou serviço.

No entanto, há uma percepção generalizada e errônea de que as pessoas compram preço, e com essa premissa, muitos empreendedores sentem-se empurrados para estabelecer uma competição por preços no mercado.

Então pense, pois a realidade aponta que apenas 35% dos consumidores realmente corre atrás de preços.

Quer Melhores Resultados? Então utilize métodos

 

A melhoria da qualidade dos processos e dos resultados empresariais está muito associada ao método PDCA, uma sigla derivada do inglês (PLAN, DO, CHECK, ACT), ou seja, Planejar, Executar, Verificar e Agir corretivamente.

 

É um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos, produtos e resultados.

Este método tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, considerado por muitos o pai do controle de qualidade moderno.

No entanto, Deming sempre se referia a ele como o "ciclo de Shewhart".

Mas o conceito de PDCA é bem mais antigo, baseia-se no método científico, desenvolvido a partir do trabalho de Francis Bacon (Novum Organum, 1620), que o descreveu em três passos – hipótese, experimento e avaliação.

Como tornamos viável a consultoria para as pequenas empresas

 

Todos nós sabemos que governos e empresas de grande porte montam estruturas profissionais magníficas para analisar o ambiente onde atuam e aportar tecnologias e metodologias de apoio às decisões executivas.

Apesar da estrutura interna de apoio às operações e decisões, são estes os entes que mais investem em serviços de consultoria, pois entendem que mesmo com ampla e qualificada equipe, necessitam de visão e aconselhamento externo.

O aconselhamento externo com visão desvinculada da estrutura hierárquica da organização, com independência para opinar, sugerir e indicar caminhos e metodologias são funções da consultoria.

É importante salientar que a consultoria não toma decisão pelo proprietário, executivo ou gestor, mas aponta caminhos e sugere para onde caminhar e “como” realizar a caminhada. A decisão é prerrogativa exclusiva do executivo ou responsável pela organização.

Como manter saudável as finanças da empresa em tempos de crise?

 

A pandemia trouxe uma série de mudanças que afetaram de forma contundente a saúde da população, a economia e a segurança, alterando alguns fundamentos empresariais.

  • Alterou relações de consumo
  • Alterou relações de trabalho
  • Alterou a perspectiva de futuro

 

A velocidade das ocorrências também salta aos olhos. Veja o que o empreendedor recebeu de informações neste curto período, de janeiro com previsão de crescimento robusto, já em março a perspectiva era de retração da economia, colocando seus planos de ponta cabeça.

 

O cenário exige replanejar para ter o fluxo de caixa ativo e conhecer os estoques para realizar uma gestão de compras eficiente, organizar as despesas e manter um alto nível de controle sobre as finanças.

A situação pede decisões rápidas especialmente porque este cenário promete ser mais longo do que parecia à primeira vista e pode implicar em redução no número de clientes e queda no faturamento de forma prolongada.